domingo, 24 de junho de 2012

O Objetivo da Sociologia no Ensino Médio

Este é o primeiro poste nomeado cá. Esta é uma redação de sociologia na qual minha nota foi 5,5. Penso que ao menos eu mereceria seis ou sete pontos. Mas eu já falei que não compreendo meu professor de filosofia/sociologia? Vamos à  pequena redação:

A sociologia estuda os indivíduos aglomerados mediante um senso comum que os une, e  as suas relações e ações no meio social, tais ações citadas, fazem expressar individuais desejos ou não no meio coletivo.

O Ensino Médio constituído por adolescentes, pois cá não trato do EJA, é um relevante espaço de construção de seres pensantes que atuarão na sociedade.

Estes adolescentes, na intensidade das idades, estão não só formando e construindo o corpo para o estágio de amadurecimento sexual — que é o objetivo final da vida: reproduzir-se e e tornar extensa a prole —, mas fazendo alicerçar a formação intelectual que há de realmente fazê-los indivíduos na sociedade em junção de tal amadurecimento.

Num país onde a conquista da democracia deu-se recentemente, e onde as pessoas costumam ser "pensadas", a Sociologia deve ter o objetivo de formar seres críticos prontos para relações complexas em grupo, viando a construção de uma sociedade mais justa e universalmente consciente do papel de nossa espécie.
INSISTA, NÃO DESISTA!

No limiar deste ano, eu colei na parede de meu armário uma folha com meus objetivos e prioridades. Mas agora, escrevê-los-ei cá, ou melhor, escrevê-lo-ei cá, pois trata-se de apenas uma prioridade suprema. Uma prioridade comparável à adoração dos religiosos aos seus deuses:

I. ESTUDAR UMA HORA DE VIOLINO TODOS OS DIAS INDEPENDENTEMENTE DE ALHEIAS ATIVIDADES;
II. AOS DOMINGOS DEVERÁS ESTUDAR DURANTE TODO O DIA. DÊ PREFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS NO HORÁRIO SÉTIMO AO AO VIGÉSIMO SEGUNDO OU VIGÉSIMO TERCEIRO.
III. INSISTA, NÃO DESISTA!

Eu estive pensando acerca dos meus futuros estudos acadêmicos no Cap-UFPE e o intercâmbio. Ambas as ideias, que antes pareciam-se tão juntamente apaziguadas e elegantes, tonaram-se conflitantes. Isto é um desastre! Eu pretendia repetir meu primeiro ano do colegial numa melhor instituição para apresentar um bom histórico acadêmico em meus futuros estudos em universidades exteriores. Mas eu não poderei ingressar no programa Ganha o Mundo da Secretária de Educação do Estado de Pernambuco se eu não estiver no segundo ano do colegial. Ou seja, não poderei estudar por seis meses numa High School nos Estados Unidos ou Canadá. Depois de tais fatos analisados, veio-me uma sensação de agouro e fracasso, na qual se sente quando alguém visualiza a realidade mais densa e radioativa do que a antes pensada.

Sobretudo, deverei lembrar de terceira e última prioridade posta há alguns mínimos minutos atrás: III. INSISTA, NÃO DESISTA!
Há um problema em ser um pernambucano com a percepção auditiva sensível, pois nessa época do ano ele dói constantemente. A cada bomba explodida no meu bairro o meu cérebro e o meu ouvido reclamam.

O meu dia não foi como eu esperava. Os vizinhos comemoraram as festividades juninas com música eletrônica e com uma banda forró que só tem um ritmo para todas as músicas, ou ao menos variações deste ritmo inicial. A terceira corda de meu violino arrebentou-se enquanto eu tentava afinar (passei mais de 25 minutos afinando-o) e a primeira corda fez arrebentar-se enquanto eu estudava.  Eu também senti dificuldades no exercício, estou triste. Hoje eu desafinei como nunca.

Será que conseguirei o que eu quero? Existem momentos nos quais sinto-me muitíssimo longe do alcance de meus objetivos. Sei que devo persistir, por mais que fazê-lo se pareça difícil.

O som do meu violino não ajuda e o meu apartamento igualmente.

A verdade é que sempre me acho incapaz de tudo, é que não penso ter aptidão para nada. Será verdade? Por que não possuo certeza acerca disso?

Amanhã não irei à escola. Preciso repor meu violino — se os problemas financeiros permitirem —.