domingo, 29 de julho de 2012

     Como prometera eu, postarei as resenhas dos livros de minhas jornadas literárias para compartilhar um pouco conhecimento convosco. Mas antes, gostaria de compartilhar o programa do último concerto da temporada das Sinfonias de Tchaikovsky da Orquestra Sinfônica do Recife — a mais antiga Orquestra Sinfônica ainda em atividade do Brasil.
Cá está ele:
     A última apresentação, onde pudemos apreciar um concerto para violino de Bartók e a Quinta Sinfonia de Tchaikovsky,   deixou-me extasiado, arrancou-me lágrimas e meu professor estava ao meu lado; depois fiquei vertiginoso como os ventos desejavam meu cabelo, levantando-os aos ares do Recife marítimo.  
     Ficamos no primeiro piso, e no segundo piso havia uma moça que gravou o último movimento da tal sinfonia. O vídeo só está disponível para quem possuir o link, e como não sou experiente na chamada "blogosfera", apenas postá-lo-ei aqui: http://www.youtube.com/watch?v=l09irTGIGAA. Deleitem-se!

Charmed Life (Vida Encantada), na edição inglesa.
     O livro resenhado de hoje é um infanto-juvenil escrito por Diana W. Jones e lançado em 1977, Vida Encantada. Mas antes que faças torcer o nariz, a Diana W. Jones muito influenciou a J.K. Rowling em sua famosa série Harry Potter, que ocupou muito o tempo de minhas imaginações de petiz. Além disso, uma mente bem preparada poderá notar questões mais sóbrias ao ler o livro. Eu o escolhi por um motivo transitório como este blogue, eu passei uma tarde nublada muita deliciosa lendo-o. É sempre bom ler livros apenas por diversão, eu recomendo.
     Como falara, as resenhas não foram escritas com a pretensão de serem publicadas — e todas elas continuarão sendo escritas do mesmo modo ou como se não houvesse essa pretensão de não publicá-las. Então, sem mais delongas, leiam a resenha:

     "Após exatamente um ano e um dia do óbito de D. Wynne Jones, que lutou até seus últimos momentos contra o câncer, estou a resenhar um de seus livros. Será  lamentoso não presenciar a celebração de sua vida e trabalho no St. George's Brandon Hill em Bristol, U.K., ao vigésimo segundo dia do quarto mês do calendário gregoriano.
     Não são poucas as razões motivadoras de meu lamento por esta escritora britânica do gênero fantasia para crianças e adultos.
     A narrativa sobre a vida dos crestomancis (magos possuintes de nove vidas que governam mundos diversos e distintos) em universos paralelos, onde as várias possibilidades físicas das ocorrências na realidade são concretizadas nos universos múltiplos, não ridiculariza a inteligência da criança lendo a história.
     Vida Encantada é o primeiro livro duma série de sete livros escritos por D. W. Jones, onde Eric (ou gato, como é conhecido) e sua irmã Gwendolen vivem em um mundo paralelo ao nosso em que a magia o subjuga mais que a própria matemática. Órfãos, são amparados por Christofer Chant, o grande mago com nove vidas, e passam a ter residência em seu castelo. Gwendolen é uma garota prodígio em magia, mas porque canaliza-a de seu irmão, que sendo tímido e gentil vive às sombras  de sua irmã Gwendolen e tem profunda certeza que nunca poderia ser efetivo com sequer um simples feitiço.
     Crestomanci, ao impor regras proibindo o uso de magia por crianças, faz Gwendolen sentir-se subestimada.
      Quando as tentativas da irmã de Gato em chamar a atenção de C. Chant falham,  causando aborrecimentos para Julia  e Roger, filhos de Crestomanci, e a todos no Castelos ela decide, sem hesitação, partir para outro mundo onde fosse admirada e venerada, enviando uma sobressalente para o mundo de Crestomanci.
     A partir daí,  várias outras ocorrências farão despertar em Gato seu potencial furtado por mentes egoístas e desumanas, além de revelar muitos mistérios apresentados durante a narrativa acerca da relação entre os mundos paralelos.
     'Os Mundos de Crestomanci' é um buraco de minhoca elegante que liga a física moderna pré-gênesis com a fantasia e a arte da escrita de Diana Wynne Jones, que fez a escritora J. K. Rowling, mundialmente conhecida,  encontrar em suas ideias uma boa inspiração para o desenvolvimento da saga Harry Potter.
      É um bom livro com genial elaboração que qualquer um pode ler para passar o tempo na hora do chá solitária, ou ainda não."


    Acho que finalmente precisarei usar tags e títulos em alguns de meus postes aqui.