sábado, 27 de outubro de 2012

Fluxo I

     Eu sei. Sou um ser que sumiu da "Blogsville" agora. Estou atrasado nos comentários e leituras  dos blogues que costumo ler.
      Após a mudança de residência do dia 15, fiquei desconectado da Rede. Não está sendo muito difícil. Ando a escrever cartas e a anotar em meu fichário para amainar a distância de cá.
      Eu vos responderei nos comentários, sem dúvida.

     Observo, só agora, que existem certas características em meu blogue que fazem parecer com a estrutura de uma música erudita comum  anterior ao século XIX.
     Eu começaria a explicar em grandes parágrafos todos os pormenores que fazem-me pensar assim e todos os pressupostos que levaram-me ao pensamento tal, além de descrever todas as características presentes no objeto principal do meu pensamento. Fá-lo-ia, pois agora controlo o que escrevo. É... mas a entrelinha ainda domina o que escrevo,  e tenho prazer nisso.

     Lembram do meu amor de "Te Mereço", de "Conversa Comigo Mesmo", da concha e de vários outros momentos de cá? Confessamos que nos amamos. Mas confessamos sem citar a palavra "amor", pois  ainda temos medo dela como em "O Segredo" de Clarice Lispector.
     Nessas confissões, a partir duma carta, nasceu a ideia de escrever um conto. Eu o chamei de "Ar e Água". Há jardineiros, um esposo morto, uma viúva depressiva, viagens para a Itália e talvez ele tenha monges e o reencontro da felicidade após uma grande perda. Ele será dedicado para a pessoa que eu amo e só os indivíduos que verdadeiramente me conhecem saberão que ele é a maior declaração de amor que já fiz para alguém.
     Eu só fiz uma declaração de amor até hoje. Não, duas. A primeira ocorreu quando eu tinha dez anos. Envolveu rosas vermelhas, poema e a garota mais bela da sala que se parecia, segundo eu, com Kate Winslet. A segunda declaração só envolveu mãos e olhos negros e verdes. Parece pouco, mas foi uma relação intensa. Ela foi sensivelmente íntima. Ele era violinista e parecia um anjo. Eu segui em frente e ele ficou no curso de Engenharia com um grande armário e histórias para contar.
     De quando em quando encontro o violinista que se parece com um anjo. As mãos até já pediram algo, mas só o olhar tímido diz "Olá" na livraria quando fazemos desviar nossos olhos do livro que pretendemos comprar. Foram bons tempos. Ainda bem que os vivi. Aí sobra a nostalgia, é gostoso sentir ela.
     Doeu após retirar de mim, como se tira víceras de um leão vivo e pulsante, os sentimentos que por ele possuía. Apesar de tudo, não acreditei que, como o despertar de um sonho ameaçador pela luz matinal do sol, eu pudesse superar tudo tão rapidamente. Superei, bravamente.
    
...

O primeiro fluxo para. O primeiro fluxo pára. Parei de pensar — mentira! —.

--------------------------------------------------------------

...

5 comentários:

  1. cada vez que leio você me vem a mente a ideia de já ter esbarrado contigo... vem cá eu te conheço? se não conheço preciso conhecer. é tudo tão forte e fabuloso e difícil, cada vez mais difícil de encontrar hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num dos próximos dias aparecerei no teu canto da Blogsville.

      Excluir
    2. Podemos, provavelmente, nos conhecer sem de fato termos conhecimento de que nos conhecemos. Esbarros podem ter ocorrido. O interessante é tu me lembraste um rapaz da fila do Teatro quando fui apreciar Pepita Jiménez. Costumo frequentar lugares artisticamente inspiradores em Recife e Olinda.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido... nem sei o que comentar. Só venho pra te dizer que te leio. Vc tem sido muito subjetivo, muitas entrelinhas, muito coração..que é seu e por sua vez..não conheço.
    Beijos

    ResponderExcluir